Definindo os direitos e permissões dos usuários

No Inovatize Zurmo CRM os Grupos são usados para restringir os direitos e permissões para usuários específicos, assim os Grupos controlam o acesso aos registros, bem como as ações dos usuários dentro do CRM.

Há dois grupos por padrão que não podem ser excluídos:

– Todos: Todos os usuários pertencem ao grupo Todos.
– Super Administradores: Usuários que pertencem a este grupo têm permissões e direitos para todos os registros no sistema, independentemente de pertencer ou não a outros grupos mais restritivos. Nenhuma permissão ou direito pode ser modificado para este grupo.

Para acessar as configurações dos Grupos, o primeiro passo é acessar o Painel de Administração (ícone da engrenagem no canto superior direito) e depois clicar na opção Grupos, localizada no menu na lateral esquerda:

Configuração dos Grupos no Inovatize Zurmo CRM com mensagem completa

Aviso
Por padrão, somente o usuário Super Administrador tem permissão para acessar o painel de Administração no Inovatize Zurmo CRM.

Uma descrição rápida é apresentada na tela inicial dos Grupos explicando como a segurança funciona no Inovatize Zurmo CRM através dos Direitos, Permissões e Funções e clicando em Leia mais sobre os recursos avançados de segurança são apresentados os recursos de Grupos, Grupos Atribuídos e Compartilhamento Ad-hoc.

Para criar um novo grupo, clique no botão Criar para iniciar o procedimento que envolve primeiro da definição do Nome e do Grupo Pai, se houver:

Com o grupo criado, temos agora a possibilidade de associar usuários ao grupo e definir as permissões do registro e direitos do módulos:

Grupo criado com sucesso no Inovatize Zurmo CRM

Para associar usuários ao novo grupo, clique no botão Associação de Usuário, selecione os usuários disponíveis na lista de Não Membros e, através da setas, movimento os usuários selecionados para o quadro de Membros, clicando no botão Salvar ao final do processo.

Associação de Usuários a um grupo no Inovatize Zurmo CRM

A definição das Permissões do Registro e dos Direitos do Módulo são opcionais.

Utilize as Permissões do Registro para especificar quais registros os usuários podem ler, gravar e excluir dentro de um módulo específico.

Permissões dos registros em Grupos no Inovatize Zurmo CRM

Os parâmetros acima representam:

– Apenas Proprietário: Somente o proprietário do registro pode executar a ação. Essa configuração afetará a segurança da função e impedirá que os gerentes visualizem registros de usuário de hierarquia mais baixos.
– Não definido – Ad-hoc / Proprietário: Esta definição é restritiva por predefinição. Por si só, somente o proprietário e o grupo preenchidos na seção Quem pode ler e escrever de um registro poderão executar a ação. Essa configuração entra em ação para usuários que pertençam a mais de um grupo ou com segurança de função. Se estiver usando Funções, essa configuração permitirá que os gerentes exibam registros de usuário de hierarquia mais baixos.
– Todos: Todos os usuários do grupo podem executar esta ação.

Por exemplo, em permissões podemos configurar que os usuários somente poderão visualizar e editar seus próprios Contatos & Leads.

Utilize os Direitos do Módulo para especificar se os usuários do grupo têm o direito de acessar um módulo, acesso a configurações de administração, capacidade de criar ou excluir registros dentro de um módulo, bem como determinar seus direitos de acesso (login) e habilidade de atualização e exclusão em massa dentro do Inovatize Zurmo CRM.

Configuiração dos Direitos do Módulo no Inovatize Zurmo CRM

Os parâmetros acima representam:

– Negar: Nenhum dos usuários pertencente ao grupo poderá executar esta ação.
– Não definido: Por si só, essa configuração é restritiva e agora permite que os usuários executem a ação. Essa configuração entra em ação para usuários que pertençam a mais de um grupo.
– Permitir: Usuários do grupo podem executar esta ação.

Por exemplo, é possível configurar que os usuários não possam excluir nenhum Contato & Lead criado ou que talvez não tenham acesso aos módulos de Marketing.

Use Políticas para impor senhas e configurações fortes de segurança. Se um usuário pertencer a mais de um grupo, as Políticas mais rigorosas serão aplicadas. Por padrão, senhas do sistema devem ter sempre um mínimo de 5 caracteres.

Configuração das Políticas de Segurança dos Grupos no Inovatize Zurmo CRM

Os parâmetros acima representam:

– Obrigar o uso de Senhas Seguras: A ativação da senha forte exigirá o uso de letras maiúsculas, minúsculas e números. A opção Não definido ainda irá requerer um tamanho mínimo de senha de 5 caracteres.
– Tamanho Mínimo da Senha: A senha mínima padrão é 5, tornando esse requisito mais longo ao selecionar Sim no campo acima e inserir o tamanho desejado. (uma senha deve conter sempre 1 letra maiúscula, 1 letra e 1 número)
– Tamanho Mínimo do Nome de Usuário: O tamanho mínimo padrão do nome de usuário é 5, sendo possível tornar esse requisito mais longo selecionando Sim e inserindo o tamanho desejado.
– Senha Expira: Selecione Sim para forçar uma alteração de senha a cada determinado número de dias.

Dica
Recomendamos que a configuração da política das senhas seja sempre realizada no grupo Todos, que engloba obrigatoriamente todos os usuários criados no Inovatize Zurmo CRM.