Configurando o e-mail do próprio usuário

Para que os usuários possam enviar e-mail diretamente pelo Inovatize Zurmo CRM, primeiramente será necessário definir as configurações gerais para envio de e-mail, conforme apresentado acima. Se não for realizada a configuração geral, então a mensagem É necessário que o administrador configure as definições de envio de e-mail será apresentada se for clicado, através do CRM, em um endereço de e-mail para escrever uma mensagem.

Depois que as configurações gerais estiverem definidas, será possível que cada usuário realize a configuração do e-mail, acessando Meu perfil->Configuração->E-mail.

Configuração do E-mail do Usuário

Sendo que os parâmetros acima representam:

Nome do Remetente – Os e-mails enviados através do CRM terão como remetente o texto inserido neste campo, normalmente, o nome do próprio usuário.
E-mail do Remetente – Os e-mails enviados através do CRM terão como e-mail do remetente o endereço inserido neste campo, normalmente, o endereço de e-mail do usuário.
Nome de Resposta – Quando alguém responde a um e-mail enviado através do CRM, o nome do remetente da resposta será o texto inserido neste campo.
E-mail de Resposta – Quando alguém responde a um e-mail enviado através do CRM, o endereço de e-mail da resposta será o e-mail inserido neste campo.
Selecione Configurações de Envio de E-mail – Escolha a opção para especificar qual configuração de envio (SMTP) será utilizada pelo usuário.
Assinatura do E-mail – É possível definir uma assinatura padrão de e-mail que será anexada para qualquer e-mail escrito através do CRM.

Dica
A configuração dos parâmetros Nome de Resposta e E-mail de Resposta pode ser interessante caso se deseja que as respostas dos clientes aos e-mails enviados sejam direcionadas para um e-mail compartilhado ou para um e-mail de suporte.

A opção SMTP Pessoal através da configuração do parâmetro Selecione Configurações de Envio de E-mail permite a utilização da própria conta do usuário para o envio dos e-mails ao invés da utilização das configurações padrões gerais definidas através da área de Administração do Inovatize Zurmo CRM.

Configuração de E-mail Pessoal

Sendo que os parâmetros acima representam:

Servidor – Informe o nome (hostname) do servidor de envio de E-mail (SMTP), como por exemplo, smtp.nomedaempresa.com.br.
Porta – Informe a porta de comunicação com o servidor SMTP. Normalmente a porta é 587, porém é sempre importante verificar com o responsável pelo servidor de e-mail na empresa.
Usuário – Informe o nome do usuário para se conectar ao servidor SMTP.
Senha – Informe a senha para se conectar ao servidor SMTP.
Configurações Extras do E-mail – Se for o caso, informar ssl ou tls. No caso de usar a porta 587, então deve-se informar tls. Se a porta de comunicação for 465, então deve-se informar ssl.
Enviar um e-mail teste para – Digite um endereço de e-mail para teste e clique no botão Enviar e-mail de teste, onde será enviado uma mensagem para o e-mail de teste para verificar se as configurações estão corretas.

Se a configuração estiver correta, então clique no botão Salvar para armazenar as informações.

Aviso
A configuração específica do e-mail por usuário é importante caso o servidor de envio de e-mail (SMTP) da empresa restrinja os usuários de enviar e-mail utilizando outra conta que não a própria, ou seja, o e-mail do remetente é diferente do e-mail que está sendo usado na autenticação da conta.