Gerenciando as oportunidades de negócio

Cada Oportunidade representa uma venda potencial para a empresa, que juntas formam o funil (ou pipeline) de vendas da empresa, uma representação coletiva dos negócios que a equipe de vendas está trabalhando para fechar.

Ser capaz de visualizar o funil de vendas permite que seja possível monitorar a receita (ou o valor das oportunidades que ainda não foram fechadas com sucesso), fazendo previsões inteligentes do rendimento futuro.

Construir, organizar e visualizar o funil de vendas é crucial para saber se seu time de vendas está alcançando a maior quantidade possível de potenciais clientes. Felizmente o Inovatize Zurmo CRM fornece todas as ferramentas necessárias para se certificar e tornar estas atividades fáceis de serem executadas.

Criando uma nova oportunidade

A criação de uma Oportunidade pode ser realizada navegando pelo módulo de Oportunidades localizado no menu da lateral esquerda, ou utilizando a opção Oportunidade no botão Criar localizado no menu superior.

Criando uma nova Oportunidade

As Oportunidades podem ser vinculadas a uma Conta já existente no Inovatize Zurmo CRM.

Organizando as oportunidades

Uma vez criadas, as Oportunidades podem ser visualizadas em uma visão de Lista ou Kanban. É possível ainda realizar pesquisas avançadas ou adicionar/remover colunas para ordenar e organizar melhor as oportunidades.

Para obter mais informações sobre a visão Kanban, consulte nosso artigo, Visualizando as Oportunidades dentro do Funil de Vendas.

Etapas do funil de vendas

Cada oportunidade de vendas passa por fases e, por padrão, Inovatize Zurmo CRM vem com algumas etapas de vendas sugeridas: Prospectando, Qualificando, Negociando, Verbal, Venceu e Perdeu.

Claro que estas são apenas sugestões para começar e o Administrador de CRM pode adicionar, remover ou reordenar as etapas de vendas de acordo com o funcionamento da empresa usando para isto o painel de Designer. Cada etapa também pode ter definida sua própria probabilidade (em porcentagem %) de fechamento, novamente tudo personalizável.

Mapeamento das probabilidades de acordo com o funil de vendas

Tempo em cada etapa do funil

Curioso para saber quanto tempo uma oportunidade fica parada em cada uma das etapas ou em uma etapa específica? O Inovatize Zurmo CRM permite rastrear quanto tempo uma Oportunidade fica em um determinada etapa do funil. Por padrão, o Tempo na Etapa (ou Time in Stage) pode ser visto ao acessar as informações detalhadas de uma Oportunidade ou ao visualizar as Oportunidades no Kanban.

Tempo na etapa na lista das Oportunidades

Também é possível exibir esta informação por padrão simplesmente adicionando uma coluna na layout de exibição em lista pelo painel de Designer.

Aviso
O contador “Tempo na Etapa” mostra quanto tempo a oportunidade esteve em sua etapa atual. Cada vez que a etapa muda o contador começa de novo.

Visão detalhada da Oportunidade

Tempo na etapa na Visão detalhada da Oportundade

Visão Kanban da Oportunidade

Visão Kanban da Oportunidade com destaque ao Tempo na Etapa

Oportunidade Esquecida

Uma venda em potencial é semelhante a produtos frescos, se esquecidos eles vão apodrecer e estragar. O recurso Oportunidade Esquecida (ou Opportunity Rotting) permite que sejam sinalizadas todas as vendas em potenciais que ficaram ociosas por tempo demais.

Quando ativado, é possível definir o número de dias que é aceitável para uma oportunidade permanecer em cada uma das etapas do funil. Indicadores visuais, vermelho ou verde, aparecerão ao lado do valor Tempo na Etapa.

Tempo na etapa na visão Kanban das Oportunidades

As oportunidades que são consideradas saudáveis mostrarão uma luz verde, enquanto aquelas que tenham excedido o número máximo de dias permitidos irá mostrar uma luz vermelha, indicando que estas precisam de atenção.

Deixando o valor para uma etapa com 0 (zero) efetivamente desativa o indicador visual para essa etapa. Para ativar esse recurso, vá para o painel de Designer e depois em Oportunidades.

Oportunidades estragadas no Designer