Relatório do número de novos leads por mês

Saber a quantidade de novos leads, contatos qualificados e clientes, por meio do Inovatize Zurmo CRM, permite acompanhar um indicador importante: crescimento da empresa.

Desta maneira, o gerenciamento fica mais prático e rápido, já que as informações estão centralizadas em um só lugar e ajuda para que a estratégia de vendas melhore progressivamente.

É importante também saber como os novos clientes foram atraídos e a fatia deles no faturamento do negócio. Todas estas informações reunidas viabilizam uma tomada de decisão mais assertiva.

Para criar o relatório com o indicador do número total de novos leads gerados por mês, devemos acessar o Painel de Relatórios (localizado no menu no canto esquerdo) e depois clicar no botão Criar para entrar no Assistente de Relatório do Inovatize Zurmo CRM:

Assistente de Relatório para seleção do tipo do relatório a ser criado

Para o relatório pretendido, devemos selecionar o Relatório de Somatória, clicando no botão Criar correspondente para seguir para a etapa de seleção do módulo:

Assistente de Relatório para seleção do módulo

Novamente, para o relatório pretendido, devemos selecionar o módulo Contatos e Leads, já que queremos justamente criar um relatório com os novos leads gerados no CRM.

Com o módulo corretamente selecionado, devemos clicar no botão Próximo para ir para a próxima etapa para selecionar os filtros:

Assistente de Relatório para configuração dos filtros

A configuração dos filtros é importante para selecionar exatamente as informações necessárias para gerar o relatório e indicador desejado.

Para o indicador Novos Leads Gerados por Mês, os filtros selecionados serão Situação , onde serão marcadas todas as opções, e Data e Hora de Criação, definindo como intervalo desde o primeiro dia até o último dia do ano:

Assistente de Relatório para seleção dos filtros para o indicador geração de leads

Dica
Selecionar a opção Disponível em Tempo de Execução permite que seja possível alterar o filtro durante a geração do relatório. Por exemplo, marcando a opção para o filtro Data e Hora de Criação permitirá selecionar novos valores e assim produzir outros resultados para o mesmo tipo de relatório.

Com os filtros selecionados, devemos clicar no botão Próximo para avançar para a etapa seguinte de Agrupamento.

Esta etapa permite selecionar como as informações serão agrupadas, que para este relatório será da Data e Hora de Criação (Mês), já que queremos acompanhar a quantidade bruta de leads gerados mensalmente dentro do período definido na etapa anterior de Filtros.

Assistente de Relatório para seleção de agrupamento para geração de leads mensal

As opções de agrupamento para a Data e Hora de Criação são: Dia, Mês, Ano, Semana e Trimestre.

Com o agrupamento definido, devemos clicar no botão Próximo para avançar para etapa de Colunas, onde serão definidos os atributos utilizados na exibição do gráfico (eixo X e Y).

Para o indicador Novos Leads Gerados por Mês temos os atributos Contar, que representa a quantidade de leads, e Data e Hora de Criação (Mês), que representa o mês da data de criação do lead no Inovatize Zurmo CRM.

Assistente de Relatórios para definição dos eixos de informação

Dica
É possível alterar o texto das colunas exibidas no relatório. Por exemplo, podemos alterar o texto da coluna Contar para Quantidade ou Número Total, fazendo o mesmo na coluna Data e Hora de Criação (Mês).

A próxima etapa envolve a definição das informações exibidas na tabela de detalhamento do relatório. Todo relatório do tipo Somatório apresenta ,tanto o gráfico quanto as informações utilizadas, sendo possível exportar estas informações para um arquivo no formato CSV.

A etapa de Detalhamento tem como objetivo selecionar justamente as informações extras que serão exibidas junto ao gráfico e que também poderão ser exportadas.

Assistente de Relatório para exibição das informações detalhadas

As informações selecionadas aqui são ideias e devem ser substituídas por outras específicas ao modelo de negócio ou que façam mais sentido para a sua empresa.

Novamente, é possível alterar o texto das informações, da mesma maneira que em Colunas. Por exemplo, alterar Situação para Jornada ou Status.

Com os detalhes definidos, devemos clicar no botão Próximo e avançar para a etapa de Ordenação, que como o nome sugere, defini a ordem que as informações serão disponibilizadas.

Assistente de Relatório para definição da ordenação do indicado de geração de leads

Para este indicador, o melhor é ordenar de forma Ascendente o parâmetro Data e Hora de Criação (Mês), para que as informações sejam mostradas do mês de Janeiro até Dezembro.

Finalizando, clicando no botão Próximo vamos para etapa de seleção do Gráfico, onde temos diversas opções como Barras Horizontais, Pizza, Área Empilhada e muito mais.

Assistente de Relatório para definição do gráfico do indicador de geração de leads

Acreditamos que as melhores opções de gráficos para o indicador Novos Leads Gerados por Mês seja Barras Horizontais ou Verticais, tanto em 2D quanto em 3D, apresentando como resultado, um gráfico prático e fácil de ser analisado.

Com isto, devemos salvar o novo indicador criando um nome e uma descrição (opcional), definindo também as permissões de acesso ao indicador.

Assistente de Relatório criação do indicador de geração de leadsNas opções acima definimos o nome do indicador como Número (bruto) de Novos Leads e marcamos a opção Conversão de Moeda para Não converter, já que não estamos tratando de valores neste indicador.

Em Direitos e Permissões, definimos a opção Todos para Quem pode ler e escrever, que significa que todos os usuários do Inovatize Zurmo CRM, que tenham acesso ao módulo de Relatórios, poderá acessar o indicador.

Aviso
Os resultados gerados pelo indicador podem variar dependendo o nível de permissão do usuário que executar o relatório. Por exemplo, um usuário que tenha permissão somente de acessar e alterar seus próprios Leads & Contatos irá visualizar seu próprio indicador de performance de Novos Leads Gerados por Mês, enquanto que o gerente deste usuário terá uma visão geral de toda a sua equipe.

Clicando no botão Salvar e Executar devemos ter como resultado um relatório semelhante a este:

Indicador Novos Leads Gerados Mensalmente por Período

A análise aprofundada das informações garante mais tranquilidade na tomada de decisões importantes, contribuindo também para a identificação de tendências ou localização de ameaças ao negócio.

Por exemplo, no gráfico acima podemos analisar melhor o que ocorreu nos meses de Outubro e Novembro que apresentou um crescimento de quase 100% sobre o mês de Setembro, replicando ou melhorando esta condição para gerar resultados mais consistentes.

Outra avaliação será entender o que ocorreu com o mês de Março, que foi o pior mês do ano.

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