Relatório dos canais de aquisição de clientes

O objetivo deste indicador é analisar os canais de aquisição de clientes, ou seja, como os clientes estão chegando até sua empresa. Podemos também pensar neste indicador como sendo os canais de atração de novos leads.

Outra variação deste indicador seria analisar as etapas do funil de vendas de acordo com o canal de aquisição de leads.

Em todos estes indicadores, o objetivo é basicamente igual: analisar os resultados gerados por cada um dos canais, para assim, entender onde investir para melhorar a aquisição de leads, para melhorar o desempenho dos canais, para bater as metas de marketing e vendas e muito mais.

Neste exemplo, vamos mostrar como criar o indicador de canais de aquisição para os clientes atuais, onde poderemos avaliar, por exemplo, a taxa de conversão de cada canal, qual canal gera mais clientes, etc.

Para criar este indicador, vamos acessar o Painel de Relatórios (localizado no menu no canto esquerdo) e depois clicar no botão Criar para entrar no Assistente de Relatório do Inovatize Zurmo CRM:

Assistente de Relatório para seleção do tipo do relatório a ser criado

Devemos selecionar o Relatório de Somatória, clicando no botão Criar correspondente para seguir para a etapa de seleção do módulo:

Assistente de Relatório para seleção do módulo

Novamente, para o indicador pretendido, devemos selecionar o módulo Contatos e Leads, já que queremos justamente criar um relatório com a lista de clientes armazenada no CRM.

Com o módulo selecionado, vamos clicar no botão Próximo para ir para a etapa de seleção dos filtros. Nesta etapa vamos selecionar o filtro Situação, configurando para Igual a Cliente, conforme abaixo:

Seleção de filtros para criação do indicador de canais de aquisição de clientes

Dica
Selecionar a opção Disponível em Tempo de Execução permite que seja possível alterar o filtro durante a geração do relatório. Por exemplo, marcando a opção para o filtro Situação permitirá que seja possível selecionar outras opções e assim analisar os canais de aquisição em diferentes momentos da jornada de compra do cliente.

Com o filtro selecionado, devemos clicar no botão Próximo para avançar para a etapa seguinte de Agrupamento. Nesta etapa vamos selecionar o parâmetro Origem, pois queremos justamente analisar os canais de aquisição.

Seleção do agrupamento para criação do indicador de aquisição de clientes

Dica
Você pode incluir e alterar os canais de aquisição de clientes específicos ao seu modelo de negócio ou a sua empresa, simplesmente customizando todas as categorias através da Ferramenta de Designer no Inovatize Zurmo CRM.

Com o agrupamento definido, vamos avançar para etapa de Colunas, onde serão definidos os atributos utilizados na exibição do gráfico (eixo X e Y).

Para o indicador Canais de aquisição de Clientes vamos utilizar os atributos Contar, que representa a quantidade de clientes em cada canal, e Origem, que representa o canal de aquisição no Inovatize Zurmo CRM.

Colunas para a criação do indicador de canal de aquisição de clientes

Dica
É possível alterar o texto das colunas exibidas no relatório. Por exemplo, podemos alterar o texto da coluna Contar para Quantidade ou Número Total.

A próxima etapa envolve a definição das informações exibidas na tabela de detalhamento do relatório. Todo relatório do tipo Somatório apresenta ,tanto o gráfico quanto as informações utilizadas, sendo possível exportar estas informações para um arquivo no formato CSV.

A etapa de Detalhamento tem como objetivo selecionar justamente as informações extras que serão exibidas junto ao gráfico e que também poderão ser exportadas.

Assistente de Relatório para exibição das informações detalhadas

As informações selecionadas aqui são ideias e podem (e devem) ser substituídas por outras informações específicas que façam mais sentido para a sua empresa.

Novamente, é possível alterar o texto das informações, da mesma maneira que em Colunas. Por exemplo, alterar Situação para Jornada ou Status.

Com os detalhes definidos, devemos clicar no botão Próximo e avançar para a etapa de Ordenação, que como o nome sugere, defini a ordem que as informações serão disponibilizadas.

Nesta etapa, não vamos selecionar nenhuma opção para ordenação, porém se achar interessante, é possível ordenar pelo nome da Origem ou pela quantidade de clientes, por exemplo.

Assistente de Relatórios exibindo a etapa de ordenação vazia

Finalizando, clicando no botão Próximo vamos para etapa de seleção do Gráfico, onde temos diversas opções de gráficos, mas para este indicador vamos selecionar a opção Pizza 2D, selecionando Origem em Primeira Série e Contar em Primeiro Intervalo, conforme abaixo:

Seleção do gráfico para o indicador canal de aquisição de clientes

Desta maneira, finalizamos a criação do novo indicador e agora vamos salvá-lo, criando um nome e uma descrição (opcional) e definindo também as permissões de acesso ao indicador.

Salvando o indicador canal de aquisição de clientes

Nas opções acima definimos o nome do indicador, por exemplo, como Canais de Aquisição de Clientes e marcamos a opção Conversão de Moeda para Não converter, já que não estamos tratando de valores neste indicador.

Em Direitos e Permissões, definimos a opção Todos para Quem pode ler e escrever, que significa que todos os usuários do Inovatize Zurmo CRM, que tenham acesso ao módulo de Relatórios, poderá acessar o indicador.

Aviso
Os resultados gerados pelo indicador podem variar dependendo o nível de permissão do usuário que executar o relatório. Por exemplo, um usuário que tenha permissão somente de acessar e alterar seus próprios Leads & Contatos irá visualizar seu próprio indicador de performance referente aos Canais de Aquisição de Clientes, podendo assim investir nos canais certos para bater as metas de marketing e vendas, enquanto que o gerente deste usuário terá uma visão geral dos canais de aquisição da empresa.

Clicando no botão Salvar e Executar devemos ter como resultado um indicador semelhante a este:

Canal de aquisição de clientes

A partir deste indicador podemos criar um novo indicador referente aos canais de aquisição de novos leads, ou de leads qualificados, simplesmente alterando os valores na etapa de Filtros.

Se sua empresa quer melhorar as vendas, então analisar os resultados gerados para cada canal de aquisição é essencial para entender onde a empresa deve investir.

Por exemplo, no indicador acima temos que 1/3 dos clientes atuais foram adquiridos em eventos que a empresa participou, enquanto que pouco mais do que 10% vieram do site, mostrando que o site da empresa poderia ser melhorado para ficar mais atrativo aos clientes em potencial.

E como poderíamos fazer isto? Simples, faça uma pesquisa com os clientes atuais perguntando o acham do site atual.

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